29 de out. de 2010

Depois do final da Novela (Artigo)

Antes de começar a assistir uma nova novela, se pararmos para pensar um pouquinho chegaremos a conclusão de que, muito provavelmente, será uma novela bem previsível, com casais apaixonados se desfazendo nos primeiros capítulos (e se reencontrando no final), assassinatos misteriosos, gêmeos idênticos com personalidades divergentes (O "Tonho da Lua" já achava isso chato há muito tempo), traições (provavelmente você irá torcer para alguém tomar um chifre), personagens com vícios terríveis, núcleo de atores ricos desfilando de terno o dia todo (a probabilidade de um desses atores morarem no Leblon é enorme)... Dificilmente identificamos o trabalho de cada personagem, um dos atores da trama será muito rico, dono de uma empresa gigantesca e com muita dificuldade de encontrar um herdeiro responsável para assumir o seu posto. A maioria dos personagens trabalha para ele e quem não trabalha, provavelmente os protagonistas, não trabalha em lugar nenhum (dentro do universo das novelas deve existir alguma coisa como um "Bolsa Protagonista").

O final da novela é a parte mais desprezível. Alguém irá se apaixonar repentinamente (a tia solteirona da trama é claro!), assassinatos serão desvendados (incrível! A pessoa mais tranquila da novela - tipo o mordomo - foi a assassina!), um jovem irá descobrir o seu verdadeiro pai... Porém o mais esperado! Os últimos minutos do último capítulo terá um surpreendente... casamento (Entre os convidados pode estar até pessoas que já morreram durante a trama, os casamentos dos últimos capítulos não fazem discriminação de convidados). 

A minha proposta é que as novelas possam começar ao contrário. É exatamente após os fatos que ocorrem no final das novelas que a novela da vida real começa. Os casais que se casaram precisam equilibrar e apreender a conviver com a vida a dois, o assassino preso irá contratar vários advogados para reduzir a pena (ou alegar distúrbio mental), a tia que se apaixonou repentinamente pode descobrir que o seu namorado pode ser um cafetão... Enfim, quero propor uma novela que comece depois do final...

Inspirado em um comentário da minhã irmã Thais Valim: "Porque ninguém fala da vida após o final da novela?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário